e-commerce

Muitos já devem ter percebido que as vendas pela internet tiveram um crescimento além do esperado nos últimos anos, sobretudo no período mais severo de pandemia. Se antes os empreendedores não tinham interesse em lançar um e-commerce, agora, o jogo virou. 

Para se ter uma ideia, somente no primeiro trimestre de 2021, as lojas virtuais tiveram um aumento nas vendas de 57,4% em comparação a 2020. A pesquisa foi divulgada pela Neotrust, empresa especialista em dados e inteligência sobre o mercado virtual brasileiro.  

Então, se você é um dos que deseja vender no ambiente digital, que tal conferir 10 passos para montar o seu site de vendas do zero? Confira: 

1. Estude o mercado 

On-line ou não, de fato, o mercado é super competitivo. Sendo assim, é imprescindível realizar um estudo antes de lançar o seu site e se aventurar nas vendas.

Identificar as tendências do seu setor, seus concorrentes e seus produtos/serviços e diferenciais é essencial para seu sucesso. Então, não deixe de gastar um tempinho a mais para mapear o mercado e descobrir quais players vão ‘bater de frente’ com você.

2. Entenda seu cliente 

Do mesmo modo que é importante checar a concorrência, também é preciso entender quem são seus clientes. Por isso, não deixe de investir em pesquisas de mercado ou, até mesmo, conversar com seus amigos e familiares para que possam opinar sobre seus produtos e/ou serviços. 

Diferente das lojas físicas, no e-commerce, a relação com os consumidores é um pouco mais distante. E se quer saber, isso só reforça a necessidade de buscar este contato de proximidade e entender quais são as dores de cada cliente.

3. Defina seu nicho 

Em primeiro lugar, defina o que você pretende vender, para então, focar em nichos específicos! Em vez de montar uma loja virtual que englobe os mais variados produtos e serviços, por que não focar – primeiramente – num setor mais enxuto? 

Assim você consegue, aos poucos, sentir o desenvolvimento e a aceitação do que você está oferecendo. E, dependendo do resultado, você já tem em mente o que mais despertou o interesse do seu público.

4. Legalize sua empresa 

Achou que era só lançar um e-commerce e começar a vender? Nada disso! Pois uma loja virtual também precisa ter todas as documentações necessárias em dia. Portanto, não esqueça do CNPJ e todos os outros documentos exigidos para operar no ambiente digital. 

Além disso, caso você não a regularize, não poderá oferecer nota fiscal ao cliente. E ninguém quer isso, né? 

5. Estabeleça as opções de pagamento 

Essa é uma das partes mais importantes, pois sem ela, como o seu cliente vai efetuar a compra? Sendo assim, defina as opções de pagamento do seu site! Vale lembrar que alguns critérios devem ser levados em consideração, como quais cartões serão aceitos, se é possível pagar com PIX ou boleto, entre outros.

6. Seja claro e objetivo 

Já pensou na política de privacidade, trocas, devoluções e etc.? Se ainda não, trate de elaborá-las de forma clara e objetiva. Com toda a certeza você não quer ter dores de cabeça com eventuais desentendimentos com a clientela, né?

Isto posto, é importantíssimo destacar todas as informações do produto e serviços, com as condições gerais e outros pontos relevantes. Nada de letras miúdas, seja transparente!

7. Mostre o seu diferencial

Assim como você deve destacar todas as características do que vende, também é fundamental mostrar qual é o seu diferencial. Isso porque, além de ter que lidar com a concorrência, também estará sujeito à comparação com outros e-commerces de mesmo nicho.

Portanto, não se acanhe na hora de enaltecer o seu diferencial, pois é isso que trará resultados positivos para a sua empresa! 

8. Invista no marketing 

Para que a clientela possa conhecer e navegar pela sua loja virtual, você precisa de uma divulgação. Se o famoso “boca a boca” é fundamental para o reconhecimento de uma loja física, no ambiente virtual, as redes sociais são o ponto de partida!

Assim sendo, invista numa estratégia de marketing para apresentar seus produtos e serviços. A partir do momento que você entrega conteúdos relevantes sobre sua empresa e o que você vende, as chances de receber uma visita no seu e-commerce aumenta significativamente.

9. Aposte nas parcerias

O que seria das empresas sem o famoso networking? Pois bem, garantir parcerias confiáveis é tudo o que você precisa para vender mais e repassar as melhores condições para os seus clientes. 

A partir do momento que você aposta nas parcerias, elas ajudam o negócio a prosperar e, ainda, tornam a sua marca mais forte no mercado. Mas pense bem antes de fechar com elas, ok? Pois você precisa se atentar às oportunidades que virão a curto, médio e a longo prazo.

10. Tenha um site personalizado 

Depois de tudo o que listamos, é hora de garantir o seu site personalizado! Nós, da TZ Systems, somos especialistas quando o assunto é e-commerce!

Além de contarmos com diversas soluções para quem busca empreender no online, também damos todo o suporte para você personalizar o seu site de acordo com suas preferências.

Portanto, se ficou interessado em dar aquele up nas suas vendas, converse conosco e saiba tudo o que podemos fazer por você e para a sua empresa!

 

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