Uma marca inesquecível é aquela que consegue criar conteúdo de valor e proximidade com seu público. Para que isso aconteça, existem inúmeras fórmulas, processos e caminhos para seguir. Mas já fique sabendo que nenhum deles é milagroso, e nenhum passo é garantia para o sucesso de sua marca.

Um dos métodos que sua marca pode utilizar para alcançar este feito é a criação de conteúdo: blogs, vídeos, promoções, etc.

Mas como saber qual conteúdo é o certo para sua empresa seguir e como produzi-lo?

Para isso, é importante você seguir alguns passos que vão te ajudar a entender para quem você está gerando conteúdo, e só assim, você consegue definir qual o melhor conteúdo a ser gerado.

Então vamos aos passos que antecedem a criação de conteúdo.

Entenda e conheça seu público-alvo

Criar por criar, todo mundo cria. Mas o foco dos conteúdos é trazer informações relevantes para o seu público. Que vai interessá-lo e ajudá-lo de alguma forma.

Por isso, é importante conhecer seu público: o que gosta de fazer, suas dores e quais são os principais problemas enfrentados.

Quando você conhece todas essas características dele – e algumas outras que podem ser ainda mais profundas – você consegue encontrar justamente o assunto que vai fazer ele parar para ver.

Saiba o que seu público consome

Sempre se pensa em blogs quando pensamos em conteúdos, né?

E, apesar de eles serem sim uma forma efetiva de alcançar seus seguidores, talvez não seja a ideal.

Muitas pessoas não gostam de ler, e agora, com plataformas como o Tik Tok, a popularização dos vídeos e a facilidade em produzi-los é ainda maior.

E o pessoal que passa horas no trânsito? Quando não estão ouvindo uma música, o que ouvem? Podcasts, é claro.

Será que sua empresa possui algum desses públicos em especial? Vale pesquisar e confirmar isso antes de criar conteúdos em plataformas que podem não haver um retorno, né?

Procure fidelizar seus clientes

A principal intenção ao criar conteúdo é gerar uma relação de sua marca/empresa com o cliente que vai além do que o ciclo de compra- venda- descarte. 

O conteúdo gerado garante uma confiabilidade e uma proximidade de seu consumidor, e faz dele alguém que acredita poder sempre contar com a marca, e, por mais que o seguidor não esteja consumindo os produtos/serviços da empresa no momento, pelo menos ele está sempre ali, por dentro de tudo, acompanhando todas as novidades, lançamentos, promoções, etc.

O seguidor de sua marca é tão importante quanto o comprador!

O conteúdo é apenas a ponta do iceberg

Informação você pode encontrar em absolutamente qualquer lugar. Em vídeos, blogs, podcasts, etc. Inclusive, muito provavelmente seus próprios concorrentes já devem produzir seu próprio conteúdo.

Você precisa encontrar o diferencial de sua marca, não no conteúdo em si, mas na maneira como ele é feito e qual o objetivo com ele. Por isso, é importante ter uma empresa com um propósito em mente.

Exemplo: você possui uma agência de viagens, então você vende passagens, pacotes e diárias de hotel.

Ou seja, você busca que pessoas viajem com sua empresa, mas, seus clientes precisam ter um bom planejamento financeiro, pois viagens não costumam ser baratas.

É muito difícil que você convença alguém a comprar uma passagem para Madrid amanhã, mas será que você consegue despertar a curiosidade de seu seguidor em algum destino que ele não havia pensado antes?

Com isso, um interesse se acenderá nele, ele se organiza e, dentro de alguns meses, viaja para aquele destino que você mesmo o apresentou, com sua empresa.

Por isso é tão importante conhecer seu público-alvo, para conseguir indicar aquele destino turístico que mais faz sentido para ele.

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