Antes de adentrarmos em como a tecnologia auxiliou o turismo ao longo dos tempos, precisamos entender um pouco sobre o turismo em nosso país. Pois ao mesmo tempo que lemos sobre a evolução substancial que tivemos no segmento, não sabemos como isso aconteceu. 

O Brasil é uma das dez maiores economias de turismo no mundo, e isso só foi alcançado porque fomos favorecidos pelo uso de tecnologia e inovação no setor. Como parte desse mercado vem experimentando transformações que interferem nos modelos tradicionais de negócios, entramos de cabeça nas tendências. Afinal, elas contribuem e continuam contribuindo no processo de mudança no hábito de consumo.

Atualmente, os viajantes anseiam por experiências genuínas e exclusivas. Nada de roteiros clichês ou viagens óbvias, eles querem ir além, ao mesmo tempo que também buscam economia, valorizam a sustentabilidade e querem que a viagem some ao seu desenvolvimento pessoal. É aí que a tecnologia entra!

Bem-vindo à desintermediação

A desintermediação é caracterizada pelo processo que as agências de viagens e outras empresas do ramo se aproximam do consumidor final, criando conexões diretas e eliminando a ação de intermediários. 

A internet, por exemplo, contribui para o aumento da comercialização de passagens aéreas e reservas de hospedagens, certo? Pois bem, a tecnologia no turismo começou na exposição dos produtos e serviços turísticos na rede. Em seguida, surgiu a necessidade não só de apresentar, mas também de  “manobrar” a jornada do cliente para, então, vender e fidelizar!

A fidelização é ouro, mas nem todos conseguem. Por outro lado, quem aposta na tecnologia para engajar, despertar o interesse e aguçar a curiosidade, há conquista.

Com a presença da tecnologia no turismo, as pessoas não precisam mais perder tempo em longas filas para adquirir um pacote turístico ou um bilhete aéreo. Agora, elas conseguem fazer tudo isso com apenas alguns cliques. Ou seja, mais um ponto para a tecnologia.

Essa transformação digital no turismo é benéfica para as agências? 

Sim e não. Sim para quem sabe como usufruir das possibilidades, e não para quem nunca nem tentou entendê-la.

Listamos abaixo alguns benefícios para você conferir: 

Ampliação da base de clientes: As agências podem alcançar clientes em todo o mundo sem ter que se preocupar com as barreiras geográficas, afinal, a internet permite isso;

Melhoria da eficiência: Agentes de viagens podem automatizar muitas tarefas, como reservas de passagens aéreas e hotéis. Sendo assim, mais tempo para focar em outros processos; 

Personalização: Por meio da ferramenta certa, as agências de viagens podem usar dados sobre os clientes para personalizar ofertas e recomendar algo específico, o que aumenta a satisfação dos clientes e a probabilidade de eles fazerem reservas novamente;

Redução de custos: Principalmente no operacional, as despesas reduzem significativamente, pois as tarefas são todas automatizadas;

Análise de dados: É possível fazer a coleta e a análise de dados sobre os clientes junto às tendências do mercado para tomar decisões mais precisas e eficazes;

Comunicação: Por fim, a tecnologia no turismo permite que as agências de viagens estreitem os laços com seus clientes de maneira rápida e mais personalizada por meio dos canais digitais, como e-mails, chats e redes sociais.

Além dos benefícios, o que mais a tecnologia no turismo proporciona? 

A importância da tecnologia no turismo começa desde o planejamento. Em primeiro lugar, a facilidade de acesso à informação, mapas, guias, apps e sites colaborativos. Em seguida, vem a simplificação de processos, como check-in pelo celular, por exemplo, e a possibilidade de antecipar experiências. Este último está relacionado às plataformas de avaliação de serviços, assim como vídeos e fotos disponíveis na internet. 

Nas últimas décadas, a evolução da tecnologia desempenhou um papel imprescindível no crescimento do setor de turismo. No entanto, essa expansão não se limita apenas em planejar uma viagem de lazer com alguns toques na tela. 

Por um lado, a tecnologia e internet permitiram os canais de distribuição, ok. Por outro, a implementação interna da tecnologia permitiu que as agências de turismo fossem mais eficientes, ok também. Mas no meio disso tudo, a digitalização dos registros também se mostrou altamente eficaz, já que facilitou ainda mais o recolhimento e análise de dados por meio de estratégias de Big Data.

Principais tendências que marcaram o turismo 

Certamente, uma das grandes tendências da última década — que foi possível graças à tecnologia —, foi descobrir os destinos por conta própria. Mas fique tranquilo, porque isso não traz malefícios para a sua agência, muito pelo contrário!

A partir do momento que os viajantes perceberam o quanto os roteiros são parecidos entre si, eles sentiram a necessidade de encontrar algo com a “cara deles”. Então, isso só mostrou o quanto a personalização faz a diferença.

Foi necessário abrir essa janela para que eles entendessem o quanto ter o auxílio de um agente de viagens é importante. Afinal, para uma experiência personalizada, é preciso de um atendimento personalizado, não acha? Nada de robôs!

Além disso, esse acesso a mais informações criou o desejo de conhecer destinos de um jeito diferente. Ser um mero observador já não é mais o foco dos viajantes, pois eles querem fazer parte de algo maior, do próprio destino.

Conheça as soluções da TZ Systems e saia na frente!

Viu só como a tecnologia auxilia no turismo? Isso só afirma que sim, as agências de viagens precisam ter a tecnologia como uma aliada, não substituta, como muitos profissionais pensam.

Nós, da TZ Systems, contamos com soluções tecnológicas de ponta que foram desenvolvidas exclusivamente para o setor de turismo. Se você não sabe por onde começar a inovar, a dica é: comece pela adaptação.

Temos um time de profissionais altamente qualificados, os quais vão te mostrar tudo o que você pode fazer para tornar a sua agência referência no mercado. 

Vamos, juntos, sair na frente? Fale conosco e conheça nossas soluções!

DEIXE UMA RESPOSTA