Metaverso, um exemplo da revolução tecnológica que não para e está cada vez mais acelerada, transformando a maneira como vivemos e como nos relacionamos. Responsável por diversas inovações nos mais variados setores, incluindo o turismo. Embora numa crescente, muitos profissionais ainda não entenderam como e quanto ela vai influenciar no comportamento dos viajantes, que já buscam por novas possibilidades de explorar o mundo sem barreiras e de um jeito mais rápido, eficiente e diferente. 

As novas gerações já nasceram conectadas, e quando se fala em viagem, tais inovações são uma forma de atrair e conquistar essa parcela da sociedade para o setor do turismo, além é claro, de aprimorar os processos da área. Entre tantas ferramentas disponíveis, a tecnologia metaverso é uma que está dando o que falar. Então, nada mais justo que te mostrarmos do que ela é capaz, né? 

A seguir, vamos te explicar o que ela é, como ela influencia o mercado turístico e o motivo pelo qual você deve ficar atento a essa atualização! Boa leitura. 

Tecnologia metaverso: o que é? 

O metaverso surge da junção de três elementos: a convergência de novas tecnologias de alta capacidade, a evolução do marketing e o comportamento social das novas gerações. Dessa forma, quando aplicada no turismo, ela consiste na proposta de criação de universo virtual que replica diversos elementos do que entendemos da vida real. Em suma, é a possibilidade de criação de uma vida paralela, dentro de um mundo onde tudo é possível. 

Nela, é possível, por exemplo, comprar um terreno, construir um prédio e adquirir produtos e roupas. Achou estranho e surreal? Pois saiba que algumas pessoas já fizeram isso e não pagaram nada barato… 

As possibilidades são muitas, desde interagir com outros integrantes do universo virtual até frequentar eventos. Para se ter uma ideia, diversos artistas já realizaram shows dentro dos metaversos existentes, ao mesmo tempo que algumas marcas já começaram a oferecer produtos exclusivos neste universo, como a Nike, por exemplo. 

Como ela influencia no turismo?

Separamos alguns tópicos gerais, para você entender como a tecnologia já vem fazendo parte do turismo, olha só: 

Agências de turismo 

O turismo está adotando a tecnologia metaverso como uma nova plataforma para oferecer serviços aos seus clientes. O que antes parecia impossível, já aconteceu! 

Com a criação de agências de viagens dentro desse universo virtual, é completamente possível comprar pacotes turísticos, bilhetes aéreos e reservar hospedagens para o mundo real. Ainda, sem precisar botar o pé para fora de casa! 

Tudo isso pode ser feito por meio de um agente de viagens virtual, que ficará responsável por reproduzir as mesmas funções de uma agência física, oferecendo comodidade e praticidade aos viajantes. Dessa forma, o turismo mostra capacidade de adaptação às novas tecnologias e às mudanças de comportamento do consumidor. E vamos ser sinceros… É tudo o que o viajante 4.0 quer, né? 

Réplica de lugares do mundo no metaverso 

Imagine que o metaverso nada mais é do que um mundo paralelo, semelhante ao mundo real, mas totalmente virtual. Ou seja, como se fosse um enorme playground onde é possível visitar diversos lugares, pontos turísticos, museus, praias e montanhas como se fosse um imenso mapa virtual. 

Sendo assim, podemos pensar em como um mapa ajuda a encontrar um caminho para um determinado destino. Da mesma forma, o metaverso funciona exatamente como esse mapa, permitindo que o seu cliente escolha onde ir e o que conhecer. É como um portal que nos leva a diferentes lugares do mundo sem nem precisar sair de casa. Surreal, né? 

Além disso, assim como escolhemos um cantinho para viajar, temos a possibilidade de utilizar o metaverso para explorar diferentes cidades, bairros e regiões. Então, é como se fosse uma ferramenta de pesquisa, que nos ajuda a decidir qual o destino é o melhor para nossas necessidades, assim como escolher a melhor cidade para morar, por exemplo. 

As experiências são incríveis e infinitas, como um jantar à luz de velas na Torre Eiffel e até escalar o Monte Everest sentado no sofá. 

Metaverso – Ambientes totalmente novos 

A tecnologia metaverso espelha as coisas e situações do mundo real, mas também coisas totalmente novas. É possível, por exemplo, teletransportar-se, voar, entre outros feitos que não são possíveis no mundo físico.

A partir disso, é a “imaginação” quem manda, sendo possível criar experiências totalmente novas e fora do comum. Imagina só sobrevoar os enormes vinhedos da Itália ou nadar no Mar Vermelho sem nenhuma restrição? Pois é, totalmente revolucionário. 

Ainda, pode ser também que sejam criados locais totalmente novos e “fora da casinha”, o que significa que você pode conhecer locais que não existem no mundo real. 

Por que o turismo deve se atentar a essa atualização? 

Certamente, poderíamos apenas destacar que quem não se atualiza, fica para trás, assim a pergunta já seria respondida. Mas vamos além… 

Antes de tudo, vale destacar que o metaverso não tem o interesse de substituir o turismo do mundo real, pelo contrário, ele complementa as experiências dos apaixonados por viagens! Então, manter-se atualizado é fundamental, tanto para as empresas que atuam neste setor quanto para quem viaja. 

Seja para viagens pessoais ou corporativas, a atualização garante que você consiga tomar as melhores decisões em ambas as opções. As possibilidades para a solução dos principais problemas enfrentados pelos colaboradores. Ainda, o metaverso pode ser aplicado no seu negócio como uma forma de motivar a sua equipe, por exemplo. 

Não adianta achar que as coisas vão voltar como eram antigamente, afinal, estamos em constante evolução. Estar por dentro das ferramentas que podem ajudar a automatizar os processos e que permitem que você se mantenha competitivo no mercado é a chave do sucesso. 

E você, já experimentou dar um “passeio” pelo metaverso? 

Com a possibilidade de viajar em dois mundos distintos, um tipo de viagem complementa e traz benefícios que respaldam tanto o turismo físico quanto o digital. Por outro lado, antes de você oferecer essa experiência aos seus clientes, é preciso testar, não é mesmo? 

Portanto, a nossa dica é: dê um voto de confiança para o metaverso e explore ao máximo tudo o que ele pode fazer para transformar e melhorar a sua agência! Certamente, você irá se surpreender. 

Gostou do conteúdo? Compartilhe com seus amigos do trade! 

DEIXE UMA RESPOSTA