Quando um empreendedor idealiza a concepção de um produto ou serviço, existem diversos fatores que podem influenciar tanto o processo criativo, quanto o posterior sucesso ou fracasso do que já foi criado. Porém, uma coisa podemos ter certeza! Basicamente não é possível pensar no produto como algo isolado no seu próprio universo, deve-se também levar em consideração todo o universo de possibilidades e variáveis que o rodeiam. É daí que vem o conceito de produto com valor agregado. Quer entender mais sobre isso? Então confira o texto que a nossa equipe preparou, logo abaixo.
O que é valor agregado?
Dando uma boa simplificada, podemos entender o conceito de valor agregado como um benefício que extrapola a necessidade primária (básica) do cliente. Em palavras mais fáceis, ao adquirir aquele item ele recebe mais do que esperava! Conseguiu pegar a ideia?
Se conseguiu, maravilha, mas caso não tenha, então não tem problema! Vamos mergulhar mais fundo nisso. Para compreender melhor o valor agregado, é só pensar nos elementos presentes no produto, no seu processo de produção e também na sua venda. Todos eles são pensados para maximizar a percepção do cliente acerca da necessidade de adquirir aquele item, e também para aumentar o seu nível de satisfação, uma vez que a aquisição já tenha sido feita.
Já ouviu aquela velha frase, “isso me saiu melhor do que a encomenda”? Então, é a sabedoria popular exemplificando o conceito de valor agregado! Agora ficou mais simples de entender né?
Entendendo melhor o assunto
Resumindo, um produto ou serviço de sucesso com valor agregado, é aquele que faz com que o consumidor esteja disposto a desembolsar um valor maior do que o preço da concorrência. Por exemplo, a dona de casa que prefere comprar Bombril, e não se importa de pagar um preço mais elevado, mesmo que haja outras marcas de palha de aço bem mais acessíveis. A construção de autoridade foi tamanha, que no imaginário popular a mesma é muito superior à outras opções disponíveis, e dessa forma o cliente não se importa em pagar mais.
Lembrando que quanto maior for a qualidade de um bem, mais caro ele vai ser. Isso é o que chamamos de “valor em si mesmo”, e é medido pela moeda do sistema financeiro corrente no país (dólar, euro, real).
Agora, há também o valor percebido, e este diz respeito ao custo-benefício que as pessoas atribuem ao produto (como no exemplo do Bombril, lembra?). Para o cliente, sempre há uma busca pelo melhor, mesmo que ela ocorra de um modo mais inconsciente. Então, nesse contexto voltemos a pensar no valor agregado!
Como aumentar o valor agregado do seu produto
Se você quer aumentar o valor agregado do seu serviço ou produto, existem uma série de iniciativas que podem ser postas em prática, separamos algumas abaixo para você dar uma olhada.
1 – Estude e compreenda as tendências
Investir sem estudo prévio é pedir para perder tempo e dinheiro, então conhecer o seu produto e principalmente o seu público-alvo é essencial para ter sucesso!
Busque sempre se inteirar das tendências e entender como elas surgem, sua duração e o porquê de algumas acabarem tão rápido. Desenvolver o “timing” para identificar quando essas grandes oportunidades surgem, talvez seja a grande sacada para conseguir acertar o alvo. Então, vamos estudar bastante antes de fazer qualquer coisa!
2 – Procure sempre inovar
Não tenha medo de ousar e experimentar algo novo. É claro que estudar antecipadamente e levar em conta o que já foi feito e obteve sucesso, é sim importante. Mas, devemos lembrar que muitos dos maiores sucessos da humanidade vieram de inovações, as quais no início ninguém dava muita importância. Identifique aos poucos quais inovações obtiveram êxito e tente aplicar aos poucos no seu negócio.
3 – Estabeleça um canal de comunicação para receber feedbacks
Ouvir o cliente é fundamental para saber se suas ações estão atingindo os objetivos estabelecidos. Então, experimente criar um canal de comunicação mais direto para ouvir o seu público. Leve em conta as críticas construtivas e sugestões, afinal nada é tão perfeito que não possa melhorar!
4 – Busque compreender as razões do seu cliente
Para atender um cliente da melhor forma possível e criar um valor agregado, é preciso antes de tudo entender quais são os motivos que fazem a pessoa ir atrás do seu produto ou serviço. Mas, para isso é necessário um estudo comportamental mais cuidadoso e aprofundado.
5 – Invista na fidelização do usuário
Manter um cliente é muito mais barato do que prospectar outro, isso é fato! Então, procure investir em ações de fidelização do seu público. Ofereça vantagens e prêmios aos consumidores mais fiéis, ou quaisquer outras vantagens que a sua empresa julgue coerentes. Com isso, você agrega valor para a sua própria marca também.
6 – Procure investir em parcerias
Busque empresas ou pessoas que atuem no mesmo nicho que você e proponha parcerias que sejam benéficas para ambos. Afinal, é muito mais fácil crescer juntos do que atuando de forma solitária. Essas parcerias agregam valor para todos e ainda contribuem para que haja uma troca de leads (clientes) entre os dois empreendimentos.
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