No ambiente web é bem comum que alguns termos gerem dúvidas, mesmo para aqueles que convivem diariamente com o meio on-line, seja no trabalho ou nos estudos.

Entre as dúvidas, podemos citar a diferença entre um Site WordPress e um Sistema Web. Até mesmo entre programadores é comum a interpretação errônea de ambos os conceitos. Pensando nisso, vamos esclarecer, a seguir, a diferença entre as plataformas, mas antes vamos entender o conceito de cada uma.

  • Um website ou site é um conjunto de páginas web, contendo diversas informações. Esse tipo de plataforma tem o intuito de informar ou expôr algum produto ou serviço. Ótimos exemplos são os sites institucionais, desenvolvidos para organizações, nos quais são priorizados itens como: história da empresa, formas de contato e descrição de produtos e serviços.
  • No caso das aplicações web ou sistema, a situação é outra, pois abarcam mais recursos. Em uma aplicação web, você pode realizar mais ações do que em um site normal. Com esta plataforma é possível, por exemplo, cadastrar informações em um banco de dados, gerar relatórios e processos automatizados. O grande foco do sistema é solucionar um problema, utilizando a programação para isso.

Entendendo os conceitos de cada um dos itens, podemos concluir então que um site é utilizado, basicamente, para informar. Já a aplicação web ou sistema é utilizado para solucionar um problema maior, que envolva automatização de processos.

Se a sua meta é ter um site WordPress, por exemplo, é necessário ter em mente que não há opção de interagir ao máximo com um banco de dados, diferente da aplicação web. Além do mais, com um sistema on-line, você conta com recursos importantes, entre eles, o login, que garante ainda mais segurança para os dados que estão contidos na base.

A P.O.T.A. (Personal On-line Travel Agency) se enquadra nas aplicações web. É um sistema que permite a venda on-line de produtos e serviços de agências de viagens. Sendo possível personalizar as páginas web, conforme o gosto e perfil da empresa.

No site da P.O.T.A., você consegue conferir mais detalhes do sistema, valores e tudo mais que a sua agência de viagens pode usufruir:

Quero conhecer as vantagens da P.O.T.A.!

DEIXE UMA RESPOSTA