Está precisando expandir seu negócio, conquistar novos clientes e aumentar o volume de vendas? Um bom marketing digital é indispensável para alcançar esses objetivos. A internet hoje faz parte da vida de milhões de pessoas e esse número só cresce a cada dia. Por isso, apostar no marketing digital tem sido um dos principais fatores para o crescimento de muitas marcas no mercado. 

 

Trata-se de ações de comunicação na internet que têm como objetivo a promoção da marca no ambiente on-line. É uma ótima forma de divulgar seus produtos/serviços e criar uma rede de relacionamento com seu público.

 

Neste artigo nós iremos te apresentar algumas das principais ferramentas do marketing digital e como elas podem te ajudar a vender mais e se tornar uma referência diante do seu público e dos concorrentes. 

Por que utilizar o marketing digital?

Existem inúmeras razões, por conta dos benefícios que proporciona, mas as principais são: 

 

  • É fundamental para que sua mensagem chegue a uma quantidade maior de pessoas;
  • Ajuda a consolidar a imagem da empresa diante do mercado e dos clientes;
  • Possibilita estreitar os laços de relacionamento com o público;
  • Sua empresa pode ser encontrada de forma mais rápida por potenciais clientes;
  • Permite traçar o perfil do seu público-alvo para criar campanhas mais assertivas;
  • Gera métricas que ajudam a melhorar os resultados.

 

Conheça algumas das principais ferramentas do marketing digital: 

 

1. Facebook

O Facebook é um dos canais mais importantes para a publicidade on-line. Ele oferece várias ferramentas gratuitas e pagas para ajudar na comercialização do seu negócio. O Facebook Ads, por exemplo, oferece ferramentas eficazes para criar anúncios para um público segmentado, ampliando as possibilidades de venda do seu produto ou serviço.

2. Instagram

A popularidade do Instagram é cada dia mais evidente. Assim, para o crescimento da sua empresa é essencial ter um perfil na rede social. Crie conteúdos que façam sentido para a sua audiência, que ajudem a resolver dores e problemas, sempre relacionando esse conteúdo com o produto/serviço que você oferece. Explore as ferramentas do Instagram, como os stories (com caixinhas de perguntas, enquetes e demais opções interativas) e os reels, principalmente. 

3. WhatsApp

O WhatsApp Business é gratuito e foi criado especialmente para atender às necessidades de pequenos negócios, sendo um recurso para que possibilita que os empreendedores possam criar um canal de comunicação direta com seus clientes, deixando tudo mais organizado com as mensagens automáticas de atendimento. Utilize os status para divulgar produtos, feedbacks de clientes, fotos, promoções e outras novidades. 

4. Blogs e sites

Os blogs e sites permitem apresentar sua empresa, produtos e serviços de forma mais ampla e detalhada. Por isso é comum observarmos nos conteúdos das redes sociais, por exemplo, uma chamada para conhecer mais sobre o assunto e ter acesso a outras informações através do site ou blog da empresa. Sendo assim, um site bem estruturado, de fácil navegação e informativo é um fator-chave para alcançar bons resultados com o marketing digital.  

5. E-mail marketing

Em resumo, o e-mail marketing funciona como um e-mail promocional utilizado para divulgar conteúdos e novidades do seu negócio. É uma das ferramentas mais recorrentes para realizar vendas, criar e manter relacionamento com os clientes. O e-mail marketing utiliza informações de base de dados para disparar automaticamente os e-mails para aqueles que já são seus clientes e para clientes em potencial.  

6. Landing Pages

As Landing Pages (LPs) são páginas de captura de leads, isto é, o primeiro espaço que um visitante acessa ao entrar em um site. As LPs têm como objetivo principal a conversão dos visitantes. Esta página possui todos os elementos voltados à conversão do visitante em lead, cliente ou oportunidade. 

7. SEO

O SEO (Search Engine Optimization) auxilia as empresas a potencializarem e melhorarem seu ranqueamento nos buscadores como o Google e o Bing. Isso pode ser feito através de estratégias como o uso correto de palavras-chave, otimização de websites por meio de plugins e análises, o que contribui para gerar conversões.

8. Anúncios no Google

O Google oferece 3 modelos de anúncios: pesquisa, quando as pessoas pesquisarem por determinadas palavras-chave relacionadas ao seu negócio o seu site poderá aparecer no topo da página do buscador; vídeos, com anúncios exibidos no YouTube e demais sites parceiros do Google; e display, anúncios que aparecem nos sites relacionados ao seu produto ou serviço.

 

Essas são algumas das ferramentas mais usadas dentro das estratégias comunicativas do marketing digital. Ter uma equipe qualificada para colocá-las em prática é essencial, visto que cada uma tem suas particularidades e exige conhecimento adequado para desenvolvê-las. A TZ Systems pode te ajudar. Entre em contato conosco para saber mais. 

DEIXE UMA RESPOSTA