É inevitável circular por aí e não perceber como o comportamento das pessoas mudou ao longo do tempo. O avanço tecnológico e todas as tecnologias mais acessíveis fizeram com que quase toda a população tenha acesso ao celular e internet, refletindo, dessa maneira, numa nova forma de consumir – seja produtos, serviços, informação e/ou conteúdo. Por isso, ter uma presença digital forte e consolidada tornou- se algo essencial para o mundo dos negócios. Entenda melhor a seguir.
Presença digital e o consumo na Internet
Hoje o mundo é digital. As pessoas estão conectadas e querem ficar cada vez mais. A ânsia por consumir através da internet é real e tudo que não está no ambiente on-line torna-se quase que irrelevante, pois os olhos das pessoas estão vidrados na tela de um celular, computador ou smart tv.
Esse consumo desenfreado de conteúdo e urgente pede que os negócios também estejam marcando presença no mundo digital. Afinal, quem não é visto, não é lembrado, certo?
Antes, a forma de se relacionar e fidelizar o cliente girava em torno do presencial. Contudo, os tempos evoluíram e o boca a boca também é importante. Entretanto, é preciso estar atento e ser aberto para as novas mudanças oferecidas pela evolução digital e de consumo.
Por isso, para criar ou aumentar a conexão com o público é preciso que os estabelecimentos sejam presentes no on-line, atraindo mais clientes e aumentando as vendas do seu negócio.
Vantagens de ter o seu negócio no ambiente on-line
A internet é ilimitada, fornecendo informações variadas a muitos tipos de pessoas, com personalidades e gostos diferentes. Por isso, garantir uma boa presença digital traz vantagens, como:
- A vitrine do seu negócio se torna gigantesca, podendo alcançar muitas pessoas de uma única vez. Isso porque mais da metade dos brasileiros já está conectada. O que te separa deles é um único clique;
- Seus concorrentes já estão no digital, então, você está ficando para trás na busca por um lugar no mercado;
- Os buscadores ajudam a ter melhores resultados.
Como criar e manter uma presença digital na internet adequadamente
Ao decidir estabelecer a presença digital do seu negócio é preciso fazer da forma adequada, para que não tenha o efeito reverso. Por isso, faça uso de ferramentas eficientes, que façam com que você atraia e tenha relevância para os seus potenciais consumidores.
Por isso, ao bater o martelo, o primeiro passo é conhecer as plataformas e qual é a melhor para o que você quer, podendo ser desde blogs corporativos, redes sociais e até uma loja cadastrada no Google Meu Negócio, por exemplo. Aqui citamos 3 opções para deixar sua marca ativa no digital.
- Redes sociais: uma ótima forma de manter sua presença no digital é criar redes sociais, como o Instagram, e alimentá-las com conteúdos de qualidade, visando conectar-se com seu público.
- Google Meu Negócio: ao cadastrar sua loja no Google Meu Negócio é possível ser encontrado de forma muito mais rápida e fácil pelos usuários quando ele busca por um produto ou serviço.
- Blogs corporativos/site de empresas: uma ótima ferramenta para produzir conteúdos de qualidade e vender seus serviços de maneira direcionada, que te ajuda também a mostrar seus resultados e seu portfólio.
Na internet, as coisas acontecem de forma muito rápida. Por isso, é preciso manter-se on-line, mesmo que seu objetivo seja vender presencialmente. Ao buscar uma informação na internet, sua loja pode aparecer e a pessoa pode fechar uma compra porque viu você lá e encontrou feedbacks positivos sobre seu produto. Por isso, sempre que precisar, a TZ Systems pode ajudar seu negócio a crescer com a internet! Entre em contato.