Agente de viagem, conquiste mais clientes com estratégias de marketing digital. Neste post, descrevemos algumas dicas de marketing para ajudar sua agência de turismo a melhorar os resultados. Confira!
1 – Entenda a persona
A persona é o personagem semi-fictício que representa seu comprador ideal. Entender as demandas, desejos e limitações de sua agência é essencial para oferecer a melhor solução ao cliente. Para isso, é importante descobrir quem são as personas da agência a fim de apresentar produtos e serviços adequados a esses perfis de consumidores.
Confira algumas perguntas para auxiliar na definição da persona:
1. Quem é o seu potencial cliente? (sexo, idade, onde mora e trabalha, com quem trabalha, nível de escolaridade, meios de comunicação mais utilizados, etc).
2. Quais funções essa pessoa realiza no trabalho?
3. Quais os problemas que enfrenta e como sua empresa pode ajudar?
4. Quais os objetivos e como sua empresa pode ajudar nessas metas?
5. Quais os principais hábitos dessa pessoa?
6. Onde ela faz a maior parte das compras?
Depois de definir o personagem fica mais simples criar promoções e adaptar a linguagem textual e visual, pois públicos diferentes demandam campanhas diferentes. Então, fazer essa análise detalhada é fundamental.
2 – Site com venda on-line
Atualmente, adquirir um site para venda on-line de pacotes de viagem não é mais um diferencial, mas uma necessidade. Com a plataforma Personal On-line Travel Agency (P.O.T.A.) é possível vender roteiros, passagens aéreas, hotéis, seguro viagem e vários outros serviços. Conheça as características da P.O.T.A.:
- Roteiros pré-cadastrados podem ser vendidos pelo site, e o melhor, o cadastramento é fácil e rápido. Milhares opções de destinos podem estar disponíveis para seus clientes.
- Complementando a ideia dos roteiros, não pense que os cadastros são fixos. Pelo contrário, o site é totalmente personalizável. Então, fique à vontade para registrar seus próprios produtos e serviços.
- Sobre a venda on-line nem precisamos citar o tamanho da vantagem, não é mesmo? Afinal, o website funciona como um “funcionário”. A diferença é que a carga horária dele é 24h por dia. E como todo colaborador, investir e dar atenção é essencial e necessário.
- Pretende vender passagens aéreas? Que bom, porque na P.O.T.A. você pode oferecer aos clientes aéreos nacionais e internacionais. Seja completo e diferenciado!
- Outro grande benefício da plataforma são os mais de 150 mil hotéis no Brasil e exterior que podem ser exibidos na interface. Tem alternativa para todos os bolsos.
- Pretende também oferecer o serviço de locação de veículos? Na P.O.T.A. as principais locadoras de veículos estão presentes, como Localiza, Avis e Budget.
Quer mais recursos? Tudo bem! A plataforma P.O.T.A. tem:
- Crie layouts de e-mail marketing da sua marca e encante os clientes.
- Tenha 10 contas de e-mails para sua agência.
- Gere relatórios de cadastro dos clientes.
- Desfrute de atualizações constantes do sistema.
- Tenha o suporte disponível por e-mail, chat e telefone.
3 – Blog com conteúdo relevante
O blog funciona como uma revista digital, um catálogo de oportunidades para falar sobre assuntos relevantes. Se você pretende investir em um blog para sua agência de turismo, é fundamental seguir o padrão de identidade da marca. Além disso, a coesão, ortografia correta e clareza textual são imprescindíveis para mostrar profissionalismo e qualidade de trabalho.
O blog pode ajudar sua agência de viagens a atrair, encantar e tirar dúvidas dos consumidores.
4 – Redes Sociais
As redes sociais são aliadas das empresas nas estratégias de marketing. Descubra em quais redes sua persona está presente e invista em bons posts nessas mídias.
A área de turismo é extremamente visual. Sendo assim, é interessante investir em redes, como Instagram e Pinterest, pois as postagens visuais têm grande destaque. O Facebook é a maior rede social B2C do mundo, então, também não pode ficar de fora. Já o WhatsApp é um aplicativo que serve tanto para tirar as dúvidas dos clientes, quanto para divulgar ofertas.
O YouTube é um canal excelente para gerar interesse dos consumidores. Uma série de vídeos com dicas de destinos e passeios, por exemplo, pode trazer um grande número de visualizações. Além do mais, proporciona uma interação mais próxima com o usuário do outro lado da tela.
5 – E-mail Marketing
92% dos adultos on-line utilizam e-mail. Então, nada mais justo do que usar o e-mail marketing para alcançar os consumidores. Não é mesmo?
O e-mail marketing traz a oportunidade de estabelecer um relacionamento direto com seus clientes e potenciais clientes, oferecendo conteúdo e promoções diretamente na caixa de entrada.
6 – Promoções
Viajar é o desejo da maioria das pessoas. Então, ofertas e promoções podem ser bons incentivos.
Produzir pacotes personalizados e proporcionar diferentes formas de pagamento podem ser ótimas alternativas para chamar a atenção dos clientes. Apresente também serviços e produtos em datas estratégicas, como baixa temporada ou datas comemorativas. Use a criatividade!
7 – Chat on-line
Você já entrou em um site e observou o chat on-line? Se sim, deve ter percebido como essa ferramenta auxilia nas incertezas e desperta interesse. Possibilidades e benefícios do chat on-line:
- Canal direto de comunicação com o cliente ou potencial cliente: O chat cria o relacionamento em tempo real. Assim, é possível realizar a negociação e fechar a compra. Sem falar que, fica à disposição 24 horas por dia. Claro que o operador não precisa, necessariamente, ficar todo esse tempo disponível para respostas. Mas, a mensagem fica gravada, então, ao logar no sistema, basta prestar o atendimento.
- Investimento de baixo custo: Pode diminuir drasticamente os gastos com ligações telefônicas, pois independe da quantidade de pessoas atendidas, o valor mensal é fixo. Além disso, as taxas de cancelamento do chat são menores que as tarifas de telefonia, caso haja essa necessidade.
- Atendimento simultâneo: O operador consegue conversar com diversos clientes ao mesmo tempo, de maneira rápida e eficaz, aumentando a possibilidade de venda e otimizando a utilização do tempo de trabalho.
- Aumento nas vendas: O cliente que está com dúvida sobre o produto/serviço ou sobre os diferenciais da empresa diante da concorrência, pode entender melhor as vantagens da agência e fechar negócio.
- Credibilidade: O cliente sente-se seguro por tem uma equipe treinada, pronta para atendê-lo. O que gera confiança e seriedade por meio do site.
- Análise de Resultados: O histórico do chat permite gerar análises, mensurar resultados e criar relatórios. As informações ajudam no controle de atendimento por operador, data e horário mais acessados, características do público, entre outros dados.