Você sabe como a tecnologia melhora o atendimento dos seus clientes? Ela oferece possibilidades diversas, para indivíduos ou empresas, o que democratizou oportunidades, mas também aumentou a concorrência. Levando isso em conta, é importante lembrar que a forma como você trata sua clientela pode ser o seu maior diferencial. 

Como clientes frequentes tendem a gastar mais e com regularidade, é indispensável focar no fortalecimento dessa lealdade. Ao conseguir essa fidelização, você garante ótimos frutos para o seu negócio, uma vez que esse tipo de pessoa que recorre aos seus produtos e serviços pode recomendar sua empresa para outros potenciais interessados, desde que a experiência proporcionada tenha sido satisfatória. 

Com os recursos disponibilizados pela tecnologia, é possível oferecer um atendimento mais humanizado. Como? Integrando seu sistema de telefonia, bate-papo ao vivo e e-mail. Dessa forma, as pessoas reduzem a cansativa jornada de explicar um mesmo problema para diversos tipos de Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) na esperança de que um deles possa ajudar com o problema em questão. 

Atendimento ao consumidor 3.0

Já ouviu falar no SAC 3.0? Trata-se de um Serviço de Atendimento ao Consumidor com mais foco nas pessoas, que estão cada vez mais informadas e exigentes. Além disso, quase todos os clientes estão conectados socialmente, usando isso a seu favor quando precisam de algo. 

Antes, o SAC tradicional, realizado exclusivamente por telefone, era caracterizado por muita burocracia, o que levava a um desgaste de quem recorria a ele, pois qualquer dúvida simples parecia virar um “bicho de sete cabeças”. Depois, surgiu a versão 2.0, que começou a implementar canais digitais, como redes sociais. Assim, o atendimento passou a ser mais prático e com mais interação, incluindo mensagens e comentários dos clientes. Já o SAC 3.0 veio para tornar essa relação ainda mais próxima, com o poder de provocar impactos significativos na sua marca a partir da forma como reagem aos seus serviços no meio virtual. 

Empresas devem ficar ainda mais atentas e preparadas para lidar com esse novo perfil de cliente, atualizando-se constantemente para atender às demandas de maneira agradável e com a maior eficácia possível. Para garantir uma personalização do atendimento por meio da tecnologia, é fundamental considerar os seguintes fatores: 

Análise de dados

Como as plataformas digitais possuem dados que podem ser vantajosos para que você adote as melhores estratégias, sempre faça a análise dessas informações. É a partir disso que sua empresa terá condições mais precisas de avaliar o que está dando certo e errado, direcionando suas energias para aquilo que possa otimizar as ações do negócio. 

Automatização de processos

Outro fator que precisa ser levado em questão é a concorrência no meio virtual, que é cada vez mais acirrada. Por conta disso, qualquer detalhe pode fazer a diferença na hora do atendimento, como a agilidade nas respostas, afinal, todo mundo busca perder menos tempo nesse cenário. Segundos a mais podem levar o cliente a outro negócio, colocando tudo por água abaixo. 

Não é à toa que o uso de WhatsApp e outros recursos bastante utilizados pelos clientes tem se popularizado no atendimento. Para facilitar a comunicação com as pessoas, é necessário ir até elas. No entanto, só isso não é o bastante. Você deve assegurar que o atendimento seja automatizado, personalizado e com grande disponibilidade. Combinar tudo isso é um desafio constante e o acompanhamento dos avanços tecnológicos e das mudanças de comportamento das pessoas precisa estar sempre em mente. 

A TZ Systems te ajuda

Nós oferecemos várias soluções para você, assim como capital humano para ajudar sua agência a prosperar. Clique aqui para entrar em contato e ter toda a expertise que a equipe da TZ Systems tem a oferecer. 

 

DEIXE UMA RESPOSTA