Vamos começar pela definição de logo, logotipo, marca e logomarca.

Logo: Elemento que representa uma marca, produto ou serviço.
Logotipo: Tipografia que identifica uma empresa ou instituição.
Marca: Conjunto de elementos que envolve a organização ou uma pessoa.
Logomarca: Apesar de muito utilizada, essa palavra é redundante, pois logo e marca têm significados semelhantes.

Logo de destaque

Nossa sugestão é pesquisar sobre o tema, analisar a concorrência, definir a persona e depois partir para o conceito do logotipo.

Pesquisar e analisar a concorrência

Qualquer projeto para ser executado em um bom tempo e com êxito requer pesquisa. Entenda o mercado e procure referências de logos. Mas, lembre-se: Use como inspiração, não copie!

Ao analisar as marcas e suas evoluções fica mais fácil compreender os erros e acertos de cada uma. Aproveite a pesquisa e verifique o que os concorrentes estão idealizando por meio das marcas. Veja desde as empresas referências, até as menores. Compare e observe, e em seguida pense em como quer ser visto pelos consumidores e qual mensagem deseja emitir com a criação visual.

Definir a persona

Não esqueça de definir a persona da empresa, personagem fictício para representar o cliente ideal. Confira algumas perguntas para auxiliar na definição da persona:

1. Quem é o seu potencial cliente? (sexo, idade, onde mora e trabalha, com quem trabalha, nível de escolaridade, meios de comunicação mais utilizados, etc).
2. Quais funções essa pessoa realiza no trabalho?
3. Quais os problemas que enfrenta e como sua empresa pode ajudar?
4. Quais os objetivos e como sua empresa pode ajudar nessas metas?
5. Quais os principais hábitos dessa pessoa?
6. Onde ela faz a maior parte das compras?

Após definir o personagem fica mais simples criar o logotipo, pois públicos diferentes demandam logos diferentes. Então, fazer essa análise detalhada é fundamental.

Próximo passo: conceito

Feito o recolhimento e interpretação de todos esses dados, elabore o conceito do logotipo. Como essa marca será apresentada ao cliente por meio de formas, símbolos, cores, fontes, entre outros elementos.

Infográfico sobre como fazer uma logomarca de impacto para a sua agência de viagens

Pronto para o próximo nível? Então, mãos à obra e capriche no logotipo!

DEIXE UMA RESPOSTA