O amor segue em alta entre os brasileiros, proporcionando várias tendências de viagens românticas.

Ou seja, representam uma oportunidade relevante para as agências de viagens que desejam se posicionar no mercado.

Nós reunimos as principais tendências para casais que devem influenciar a jornada de compra dos consumidores em 2025. Bem como oferecemos dicas para desenvolvimento de campanhas, pacotes e ofertas específicas pela sua agência.

O que dizem os viajantes

De acordo com dados de uma pesquisa com foco em tendências dos viajantes, 47% dos viajantes do Brasil pretendem realizar pelo menos uma viagem de lazer ao lado do parceiro ou parceira em 2025. 

Esse comportamento dá continuidade a uma tendência já observada em 2024, quando mais da metade dos viajantes brasileiros (51%) optaram por roteiros românticos.

No mês em que se celebra o Dia dos Namorados, as datas comemorativas ganham ainda mais relevância no setor. As experiências de viagem em casal têm se consolidado não apenas como presente, mas como forma de fortalecer vínculos. 

E isso se reflete diretamente na busca por produtos personalizados e roteiros com apelo afetivo.

Marcos afetivos como tendências de viagens românticas

58% dos brasileiros enxergam a viagem em casal como uma oportunidade ideal para comemorar marcos importantes da vida a dois, como aniversários de relacionamento, noivados e o próprio Dia dos Namorados. 

Essa motivação afeta diretamente o perfil de busca por experiências mais personalizadas, com diferenciais, tais como:

  • hospedagens com ambientação romântica;
  • passeios exclusivos para dois;
  • jantares privados e experiências gastronômicas locais;
  • atividades que favoreçam o contato com a natureza ou momentos de relaxamento, como spas, trilhas leves e banhos termais.

Oferecer pacotes que destaquem esse tipo de experiência pode aumentar o valor percebido da viagem. 

Assim como irá favorecer o fechamento de vendas com base emocional, especialmente em datas comerciais como o mês de junho.

Destination weddings em crescimento

Os chamados destination weddings — casamentos realizados fora da cidade de origem dos noivos — seguem em ascensão entre os brasileiros. 

Em 2024, 47% dos viajantes que participaram de eventos fora de sua cidade estiveram presentes em cerimônias desse tipo, apontando essa como uma das principais tendências para viagens românticas.

Para as agências, essa é uma oportunidade de atuar não apenas com o casal que irá se casar, mas também com os convidados, criando pacotes integrados que contemplem:

  • logística e traslado para grupos;
  • reservas em hospedagens próximas ao local da cerimônia;
  • organização de roteiros turísticos paralelos;
  • parcerias com fornecedores locais para experiências pré e pós-evento.

O planejamento desse tipo de viagem requer mais etapas. 

Entretanto também tende a ter maior ticket médio, favorecendo agências com capacidade de consultoria especializada.

Destaques de destinos românticos para 2025

Entre os destinos que se destacam para viagens românticas no próximo ano, com base no comportamento de busca e preferência dos viajantes, estão:

Puerto Vallarta e Ensenada (México): 

Destinos litorâneos com estrutura turística desenvolvida. 

Sem dúvida, Ideais para casais que buscam clima tropical, resorts all inclusive e experiências culturais.

Shoalhaven (Austrália): 

Região com forte apelo natural, trilhas costeiras e vinícolas locais. 

Por consequência, atrai casais em busca de ecoturismo sem abrir mão do conforto.

Cotswolds (Inglaterra): 

Vilarejos históricos e atmosfera bucólica atraem apaixonados que valorizam a estética europeia clássica. Da mesma forma, têm roteiros mais tranquilos.

Riomaggiore (Itália): 

Integrante das Cinque Terre. Portanto, une romantismo, vistas panorâmicas e uma gastronomia que costuma agradar casais em lua de mel ou em celebrações especiais.

Terras Altas da Escócia (The Highlands): 

Inegavelmente, casais aventureiros que procuram cenários de natureza intensa, castelos históricos e roteiros cinematográficos vão se encantar.

Ilhabela (São Paulo): 

Destaque nacional entre os destinos de praia mais procurados por casais. 

Por certo, combina trilhas, cachoeiras e hospedagens boutique com vista para o mar.

Oportunidade de atendimento personalizado e vendas consultivas

Embora o interesse por viagens a dois continue em alta, o comportamento do consumidor aponta alguns desafios para as agências de viagens

Em 2024, as principais divergências relatadas por casais durante o planejamento da viagem envolveram:

  • escolha das datas (27%);
  • ritmo da viagem (25%);
  • interesses divergentes entre os parceiros (23%);
  • e definição do destino (22%).

Esses dados demonstram a importância de um atendimento consultivo, capaz de compreender as nuances do perfil de cada viajante e sugerir alternativas equilibradas. 

Para isso, o papel da agência vai além da intermediação: entra como facilitadora de acordos entre o casal, com argumentos técnicos e emocionais que ajudem a conciliar expectativas.

Além disso, oferecer ferramentas como questionários de preferências, materiais inspiracionais (como roteiros temáticos, vídeos de destinos e sugestões de atividades), e uma boa gestão de tempo e orçamento são diferenciais estratégicos.

Como sua agência pode explorar essas tendências?

O Dia dos Namorados é mais do que uma data no calendário. É um gatilho emocional poderoso. 

Só para exemplificar, representa um momento em que a personalização se tornou peça-chave na tomada de decisão da compra.

Para agências de viagens que atuam com foco em resultados, é fundamental antecipar-se às buscas. Ou seja, isso inclui:

  1. criar pacotes românticos para diferentes perfis (casais aventureiros, urbanos, tranquilos, gastronômicos);
  2. montar campanhas de e-mail marketing com foco em datas comemorativas;
  3. disponibilizar roteiros com opções flexíveis de vivências e hospedagens;
  4. investir em comunicação humanizada que destaque o diferencial de viajar a dois com suporte profissional.

Fique por dentro das tendências em viagens românticas (e as outras mais)

Comportamento de consumo em constante transformação pede atenção e adaptação

Se a sua agência já trabalha com nichos específicos ou deseja explorar novos segmentos dentro do turismo de experiência, as viagens românticas são uma excelente oportunidade.

Por isso, usar ativamente a tecnologia para ficar por dentro dessas e outras tendências é vital. 

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