Segmentar conteúdos de acordo com quem consome o que você oferece é fundamental, pois é o que fará a sua produção de conteúdo ser bem-sucedida, ajudando seu empreendimento a alcançar bons resultados e atingir cada vez mais pessoas que se interessam pelo tipo de produto que você está ofertando. Pensando nisso, separamos algumas dicas para criar conteúdos relevantes para o seu público-alvo.

Compreender as dores e questões que permeiam o público-alvo é um dos primeiros passos para ser útil e relevante para ele. Fazer pesquisas do que gostam, identificar a faixa etária e saber o que mais pesquisam na internet é essencial para que o seu negócio compreenda o perfil do seu cliente ideal.  

Levando em consideração a produção de conteúdo na internet, é imprescindível começar a colocá-la em prática depois de você definir o perfil do seu público. Isso facilitará as estratégias para alcançar os usuários que se interessem pelo tipo de coisa que você está produzindo. Isso poderá te levar a mais cliques, mais tempo de navegação no seu site, blog ou rede social, e mais compartilhamentos. 

Conteúdos digitais e definição de público-alvo

Os formatos de conteúdos que costumam ser utilizados por empresas e empreendedores individuais incluem:

  1. Blogs, sites, portais, landing pages;
  2. Perfis corporativos em redes sociais;
  3. Podcasts;
  4. E-books.

Você pode usar mais de um formato ao mesmo tempo, com o intuito de se fazer presente em vários espaços e atingir o máximo de pessoas interessadas possível. Tudo vai depender dos seus objetivos em cada plataforma e quais delas são mais usadas por seu público-alvo.

Cada um desses formatos tem suas linguagens e especificações. Por isso, é importante muita pesquisa e bastante planejamento ao ocupar esses espaços virtuais. O público quer conteúdo de qualidade. Esse é um dos principais diferenciais que fará você se destacar e ter relevância on-line. 

Conhecendo bem o seu público, você pode:

  • Vender mais e converter interessados em potencial; 
  • Levar mais visitantes para o seu site e para sua empresa física; 
  • Aumentar a visibilidade da sua marca;
  • Melhorar a reputação e se tornar referência no seu ramo. 

E tudo isso com base em: conteúdo de qualidade, segmentação e direcionamento do público-alvo, análise de concorrência, criação de estratégias de acordo com o ramo do negócio, inovação e boas experiências dos usuários. 

Sua base é seu público. Portanto, responder rapidamente, curtir comentários e interagir em postagens são algumas estratégias básicas que ajudam na fidelização do público. 

Por que é importante focar no público-alvo? 

Você lê ou consome algo que não te interessa ou que não acrescenta em nada na sua vida? A resposta provavelmente é “não”. O mesmo acontece com o seu público. Eles só vão prestar atenção em você e em sua marca se: 

  • O seu conteúdo ou produto suprir alguma necessidade do dia a dia; 
  • Trouxer algum tipo de experiência interessante;
  • Os serviços demonstrarem ter um bom custo-benefício.

Fazer pesquisas e buscar conhecer seus usuários de um jeito melhor é um ótimo caminho para acertar. Algumas dicas de como fazer isso:

  • Questionários on-line;
  • Enquetes em redes sociais com perguntas básicas sobre o perfil do público, como idade, preferências, entre outras características;
  • Posts com conteúdos que possam chamar atenção e que gerem engajamento. A partir desses testes, é possível fazer comparações e traçar as melhores estratégias. 

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