Segmentar conteúdos de acordo com quem consome o que você oferece é fundamental, pois é o que fará a sua produção de conteúdo ser bem-sucedida, ajudando seu empreendimento a alcançar bons resultados e atingir cada vez mais pessoas que se interessam pelo tipo de produto que você está ofertando. Pensando nisso, separamos algumas dicas para criar conteúdos relevantes para o seu público-alvo.
Compreender as dores e questões que permeiam o público-alvo é um dos primeiros passos para ser útil e relevante para ele. Fazer pesquisas do que gostam, identificar a faixa etária e saber o que mais pesquisam na internet é essencial para que o seu negócio compreenda o perfil do seu cliente ideal.
Levando em consideração a produção de conteúdo na internet, é imprescindível começar a colocá-la em prática depois de você definir o perfil do seu público. Isso facilitará as estratégias para alcançar os usuários que se interessem pelo tipo de coisa que você está produzindo. Isso poderá te levar a mais cliques, mais tempo de navegação no seu site, blog ou rede social, e mais compartilhamentos.
Conteúdos digitais e definição de público-alvo
Os formatos de conteúdos que costumam ser utilizados por empresas e empreendedores individuais incluem:
- Blogs, sites, portais, landing pages;
- Perfis corporativos em redes sociais;
- Podcasts;
- E-books.
Você pode usar mais de um formato ao mesmo tempo, com o intuito de se fazer presente em vários espaços e atingir o máximo de pessoas interessadas possível. Tudo vai depender dos seus objetivos em cada plataforma e quais delas são mais usadas por seu público-alvo.
Cada um desses formatos tem suas linguagens e especificações. Por isso, é importante muita pesquisa e bastante planejamento ao ocupar esses espaços virtuais. O público quer conteúdo de qualidade. Esse é um dos principais diferenciais que fará você se destacar e ter relevância on-line.
Conhecendo bem o seu público, você pode:
- Vender mais e converter interessados em potencial;
- Levar mais visitantes para o seu site e para sua empresa física;
- Aumentar a visibilidade da sua marca;
- Melhorar a reputação e se tornar referência no seu ramo.
E tudo isso com base em: conteúdo de qualidade, segmentação e direcionamento do público-alvo, análise de concorrência, criação de estratégias de acordo com o ramo do negócio, inovação e boas experiências dos usuários.
Sua base é seu público. Portanto, responder rapidamente, curtir comentários e interagir em postagens são algumas estratégias básicas que ajudam na fidelização do público.
Por que é importante focar no público-alvo?
Você lê ou consome algo que não te interessa ou que não acrescenta em nada na sua vida? A resposta provavelmente é “não”. O mesmo acontece com o seu público. Eles só vão prestar atenção em você e em sua marca se:
- O seu conteúdo ou produto suprir alguma necessidade do dia a dia;
- Trouxer algum tipo de experiência interessante;
- Os serviços demonstrarem ter um bom custo-benefício.
Fazer pesquisas e buscar conhecer seus usuários de um jeito melhor é um ótimo caminho para acertar. Algumas dicas de como fazer isso:
- Questionários on-line;
- Enquetes em redes sociais com perguntas básicas sobre o perfil do público, como idade, preferências, entre outras características;
- Posts com conteúdos que possam chamar atenção e que gerem engajamento. A partir desses testes, é possível fazer comparações e traçar as melhores estratégias.
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