A tecnologia no turismo desempenha um papel fundamental na transformação e na melhoria contínua das experiências de viagem. 

Desde a personalização de itinerários até a segurança cibernética, a tecnologia está moldando o futuro das viagens de maneiras inovadoras e impactantes. 

Nós vamos explorar juntos como diferentes aspectos da tecnologia estão influenciando e moldando o setor turístico. Siga a leitura para descobrir que o futuro está mais próximo do que imaginamos!

Tecnologia da inteligência artificial no turismo

A incorporação da inteligência artificial (IA) no setor turístico está revolucionando a forma como os serviços são oferecidos e, principalmente, consumidos. 

E o maior exemplo dessa inovação é o WikiTravel, a solução inteligente da TZ Systems, onde todo o conteúdo é gerado por uma poderosa combinação de algoritmos e IA. 

Nossa plataforma oferece informações detalhadas sobre destinos turísticos, incluindo textos, fotos e vídeos, tudo de forma gratuita e royalty-free. 

Uma das principais aplicações da IA no turismo é oferecer experiências únicas e personalizadas para cada viajante. E com isso, o WikiTravel utiliza análise de dados, como as buscas realizadas pelos usuários, sugerindo destinos que correspondam ao perfil do viajante, além de indicar os melhores momentos e preços para viajar. 

Com o objetivo de facilitar a busca por conteúdo turístico assertivo em vários idiomas, tanto para viajantes quanto para profissionais do turismo, a WikiTravel utiliza a IA para personalizar a experiência de cada usuário.

Dessa forma, o WikiTravel impulsiona a inovação e aprimora a experiência do turismo em qualquer lugar do mundo.

Realidade virtual (RV) e a realidade aumentada (RA)

A realidade virtual (RV) e a realidade aumentada (RA) não são exclusividade do universo dos jogos virtuais.

Aliás, durante a pandemia, muitos museus e destinos turísticos adotaram a RV e a RA para proporcionar experiências imersivas aos visitantes, mesmo à distância. Por meio dessas tecnologias, as pessoas puderam explorar exposições e destinos turísticos de forma virtual.

Tudo isso online, sem precisar sair de casa. Essa iniciativa não apenas manteve o interesse dos turistas, mas também adicionou uma nova dimensão às viagens virtuais.

Outra aplicação interessante é a simulação virtual de atrações turísticas de locais populares. Ou seja, mesmo aqueles que não podem visitar fisicamente essas atrações têm a chance de vivenciá-las de forma imersiva por meio da RA.

Da mesma forma, a RV tem sido amplamente utilizada no treinamento de funcionários, como guias turísticos, proporcionando-lhes a oportunidade de se prepararem em ambientes simulados antes de lidarem com os turistas reais. 

Mobilidade inteligente através da tecnologia no turismo

A mobilidade inteligente está revolucionando as operações do turismo.

Por meio da implementação de tecnologias inteligentes, as empresas turísticas podem otimizar rotas de transporte e programação de atividades, utilizando percursos que, à primeira vista, podem parecer inusitados. Porém isso se mostra mais eficaz em termos de tempo e experiência para os turistas.

Um aspecto importante dessa mobilidade inteligente é a adoção de pagamentos digitais, que simplificam transações e aumentam a segurança nas reservas de viagens.

Além disso, a mobilidade sustentável é cada vez mais relevante, dada a crescente conscientização ambiental. Ao mesmo tempo, a tecnologia aplicada à mobilidade sustentável inclui a expansão de opções de transporte eco-friendly, como veículos elétricos, compartilhamento de bicicletas e soluções de transporte público mais eficientes. 

Essas iniciativas não apenas contribuem para a preservação do meio ambiente, mas também oferecem aos viajantes opções mais sustentáveis.

Personalização de experiências de viagem 

O último aspecto da tecnologia no turismo é a personalização de experiências de viagem.

Essa tendência está se tornando cada vez mais comum com o avanço da tecnologia. São quatro os pilares principais para integrá-la às soluções do setor turístico:

Entendimento do comportamento dos viajantes:

Ao compreender a “essência” do viajante como, por exemplo, suas motivações para viajar, sua agência oferece ofertas mais adequadas. 

Com certeza, isso enriquece a experiência do viajante ou apresenta alternativas que possam melhorar sua jornada e satisfação.

Previsão do comportamento dos viajantes:

Utilize modelos de escolha para prever as preferências dos viajantes quando confrontados com diferentes opções. É uma forma de deixar sugestões mais assertivas e personalizadas.

Otimização de processos relacionados à jornada do viajante:

Aprimorar a eficiência no processamento de passageiros nos aeroportos ou para prever com precisão a quantidade de bagagem em um avião – seja como for, o uso de inteligência artificial tem várias aplicações.

Concierge inteligente:

Um “assistente de viagens virtual”. Seu site pode ser capaz de ouvir as necessidades do cliente e fornecer recomendações instantâneas de hotéis e itinerários, propondo links diretos para reserva.

Em vez de passar por filtros em sites de busca, os viajantes podem simplesmente fornecer um resumo ao chatbot da plataforma da sua agência de viagens para receber orientações personalizadas e eficientes.

Explore a tecnologia no turismo com a TZ Systems

Se você está procurando explorar as possibilidades oferecidas pela tecnologia na sua agência de viagens, entre em contato com a TZ Systems.

Descubra como nossas soluções inovadoras podem ajudá-lo a atingir o máximo de resultado!

DEIXE UMA RESPOSTA