O marketing digital é fundamental para qualquer empresa, não importa o nicho de mercado e o tamanho do empreendimento. Porém, como essa maneira de alcançar seu público é relativamente nova, muitas pessoas ainda têm diversas dúvidas sobre a prática, cometendo erros que poderiam ser evitados a partir do acesso a informações. É nisso que nós da TZ Systems vamos te ajudar com este texto, pois separamos os principais mitos e verdades do marketing digital. Acompanhe!
Apenas ter perfil nas redes sociais é o bastante?
Mito! Não basta criar perfis corporativos nas principais redes sociais, afinal, isso é só o começo do trabalho. Se você não mantiver a conta devidamente atualizada, com conteúdos relevantes postados regularmente, os clientes perceberão e deixarão de acompanhar, podendo até desistir de seguir sua companhia.
O planejamento estratégico deve ocorrer antes e durante a criação de seu perfil. A partir disso, é possível determinar as melhores plataformas para que o seu negócio alcance o resultado esperado no meio virtual. Além disso, planejar cada passo vai te ajudar a lidar melhor com o público-alvo, que deve ser previamente identificado. Tudo isso precisa guiar suas ações em redes como o Facebook e o Instagram, por exemplo.
Marketing digital requer somente um site oficial?
Mito! Estar presente no meio on-line não significa que você já está aplicando o marketing digital. É claro que ter um portal de qualidade é essencial, pois é lá onde estarão as informações oficiais sobre o que a sua empresa oferece. Porém, é preciso mais do que isso para conseguir encaminhar as pessoas até o site e efetivar as compras.
Mas, em que consiste o marketing digital? Basicamente, além do uso de redes sociais, trata-se de um grupo de estratégias e técnicas, que incluem e-mail marketing, anúncios em buscadores, marketing de conteúdo, técnicas de SEO, inbound marketing e muito mais.
Casos de sucesso funcionam para qualquer empresa?
Mito! Ao ver uma estratégia de marketing gerando muito engajamento, seja uma concorrente ou uma companhia aleatória, cuidado para não deixar a empolgação falar mais alto. Nem sempre ações bem-sucedidas são replicadas com o mesmo êxito, uma vez que cada negócio tem suas características diferentes e atua em contextos específicos.
Há inúmeras maneiras de se comunicar com as pessoas no meio virtual. Na hora de criar sua campanha de marketing, considere as características de seu empreendimento, evitando que comparações de estratégias sejam o único guia para seus passos.
Marketing digital custa muito e só vale a pena para empresas grandes?
Mito! Outra coisa que você precisa tirar da cabeça é a noção de que apostar em marketing digital é caro. Existem diversas formas de investir nisso, desde valores inexpressivos até os mais altos. E praticamente qualquer empresa pode fazer esse tipo de investimento, incluindo as menores.
Os resultados não surgem da noite para o dia?
Fato! Se você espera ter resultados muito rápidos, pode tirar o cavalo da chuva. Qualquer ação requer tempo para alcançar seu objetivo, além de muito monitoramento. Por isso, caso suas estratégias não estejam gerando grandes mudanças em pouco tempo, tenha paciência, pois o trabalho contínuo e bem planejado eventualmente levará àquilo que você deseja.
Sabia que a TZ Systems nasceu para oferecer a tecnologia de ponta para o mercado de turismo? Fale conosco caso tenha dúvidas sobre como agir. Nós oferecemos o que há de mais moderno em sistemas e soluções para os seus clientes.