Mesmo com os avanços tecnológicos e o surgimento de novas formas de comunicação on-line, o e-mail ainda é uma ferramenta de engajamento importante para muitas pessoas e empresas. Porém, é necessário estar devidamente atualizado sobre as melhores práticas, para evitar os erros mais comuns em e-mail marketing, garantindo resultados de maior eficácia. 

A comunicação direta via e-mail marketing pode dar um status de exclusividade às suas mensagens, desde que os principais erros sejam evitados. Dessa forma, seus clientes sentem como se estivessem recebendo uma espécie de carta especial, feita exclusivamente para eles. Isso leva ao estreitamento da relação com essas pessoas, que se sentem mais à vontade para dialogar e, consequentemente, para adquirir seus produtos e serviços. 

Principais erros em e-mail marketing

  1. Não oferecer conteúdos de valor

Quando a mensagem enviada por e-mail não agrega nenhum valor ao seu público-alvo, a chance de sucesso é menor, pois os destinatários acabam associando o seu negócio a algo inútil e incômodo. 

Os conteúdos produzidos podem ter as mais diversas finalidades, mas sempre é interessante tentar deixar claro que você está tentando ajudar quem recebe os e-mails, seja oferecendo algo com uma utilidade aparente ou uma solução para algum problema. Isso vale até para textos sem call to action (CTA), recurso que deve ser utilizado com bom senso.  

  1. Sem atenção às imagens

Utilizar imagens de qualquer forma nos e-mails pode ser um “tiro no pé”. Além de priorizar fotos e outros tipos de imagens com a maior qualidade possível, é necessário evitar excessos. Quanto mais equilibrado for o uso de imagens e a frequência de utilização delas, melhor.

  1. Descuido no assunto do e-mail

Outro erro é não ter cuidados básicos na hora de definir o assunto do e-mail. Além de ser bastante criativo e convidativo, tente se ater a uma quantidade de caracteres que vai de 20 a 40, aproximadamente. Também é recomendável não enrolar, e deixe claro o tema da mensagem, sem recorrer a clichês e frases genéricas. Nada de fazer propaganda enganosa, colocando no assunto algo atrativo mas que não será encontrado no e-mail. 

O pré-header também é importante, pois ele é capaz de ajudar no aumento da taxa de abertura. Trata-se do pequeno texto que acompanha o assunto, funcionando como um chamariz para quem abre sua caixa de entrada e se depara com um novo e-mail. 

  1. Falta de personalização do remetente e na assinatura

A probabilidade de abertura é maior quando o destinatário vê um nome de alguém no remetente, não apenas o nome do negócio, o que pode indicar uma mensagem automática e sem apelo. Também comece a incluir o nome do remetente na assinatura das mensagens, pois todo mundo prefere conversar (ou ter a impressão de dialogar) com outra pessoa, não com um “robô”. 

  1. Envio esporádico

Um dos fatores para o e-mail marketing surtir o efeito esperado é a regularidade dos envios. Não adianta nada enviar mensagens de maneira escassa e aleatória. Em contrapartida, também é um erro enviar e-mails o tempo todo, sem que a pessoa tenha tempo de assimilar cada um e se deparando com uma caixa de entrada lotada por sua causa. 

  1. Envio sem revisão

Antes de enviar, é indispensável revisar tudo, desde a parte escrita até o funcionamento dos links. Também não se esqueça de testar o envio, para ter certeza de que ele ocorrerá como deveria. 

 

Nós da TZ Systems temos ferramentas tecnológicas e o capital humano necessário para te ajudar a vender mais e com bastante êxito. Fale conosco para conhecer as nossas soluções modernas e focadas em agentes de viagens.

DEIXE UMA RESPOSTA