Para impactar seu público e conquistar clientes, existem diversas técnicas que podem ser aplicadas. As estratégias de marketing que podem oferecer melhores resultados estão ligadas à face sentimental do receptor, fazendo com que haja maior interação e reconhecimento pela marca.

Sendo assim, uma vertente do marketing que vem ganhando cada vez mais espaço é o marketing sensorial. Você sabe do que ele se trata? Nós da TZ Systems vamos te ajudar a entender como aplicá-lo. 

O marketing sensorial tem por objetivo criar uma atração entre cliente e marca por meio da utilização dos 5 sentidos humanos: visão, audição, olfato, tato e paladar. O que pode causar determinado estranhamento quando citado é uma estratégia bastante eficaz, que provoca reações cerebrais que atingem o usuário, fazendo com que desejos básicos precisem ser atendidos o quanto antes.

Como aplicar o marketing sensorial em projetos práticos

Essa estratégia pode ser usada em conjunto com os sentidos ou de forma isolada. O importante é trabalhar os famosos gatilhos mentais, combinando questões básicas como os 5 sentidos. Confira abaixo como é possível aplicar a técnica de forma mais prática e objetiva:

Visão

Este é um dos sentidos mais explorados de forma objetiva e subjetiva entre as marcas, fazendo com que determinadas cores, formas ou objetos estejam intrinsecamente ligados a determinada empresa, sem a necessidade de ter seu nome atrelado a eles.

Para que isso funcione, é importante pensar no nicho específico de direcionamento e criar imagens que funcionem como estímulo para a compra. Isso pode partir de artes promocionais, logotipos e até mesmo da organização de vitrines e interiores de loja. Todo estímulo visual é fundamental no ato da compra e pode ser usado a seu favor ou não. Portanto, organizar bem essa etapa é essencial para as vendas.

Audição

Caso você tenha associado esTe tópico a um jingle, você acertou. Porém, existem muitas outras formas de acrescentar a audição dentro do marketing sensorial. Ter canções que ofereçam um forte apelo emocional, como uma música antiga sobre união, por exemplo, é um método bastante utilizado, principalmente em datas especiais, já percebeu?

É possível criar outras formas de vínculo, como playlists personalizadas, por exemplo. Caso você tenha uma loja, investir em listas de músicas que transmitam o pensamento da empresa pode fazer com que o ato de comprar seja estimulado, criando um grande vínculo entre as partes.

Olfato

Você sabia que o cheiro é o grande responsável pela maior parte de nossas memórias afetivas? Sendo assim, para atingir o lado emocional do consumidor, utilizar técnicas que remetam a memórias olfativas é um grande passo para chegar ao objetivo de sua estratégia.

No ramo alimentício ou de cosméticos, por exemplo, essa técnica pode ser utilizada amplamente, principalmente por sua facilidade de associação. Apesar de mais difícil, outros ramos também podem usufruir do olfato. É o caso de empresas automobilísticas, que podem reforçar o cheiro do couro em seu estofamento, o que irá garantir a memória de algo rústico e que envolve poder, por exemplo.

Tato

Apesar de associarmos este sentido apenas à ponta de nossos dedos, o tato está atrelado também à sensação de conforto conferida à nossa pele. Sendo assim, pensar na maciez de um ursinho ou de uma cadeira de uma sala de espera podem proporcionar uma sensação de satisfação ao cliente, tornando a situação mais propícia para a compra.

Paladar

Uma tática muito experimentada é ganhar o cliente pela barriga. Isso pode ser provado em diversos lugares, como consultórios, salões de beleza e até mesmo em carros de viagem por aplicativo. Oferecer um brinde alimentício é uma pequena ação que acaba tornando a experiência do usuário muito melhor, fazendo daquele momento uma experiência de cuidado entre empresa e consumidor.

As técnicas de marketing são uma forma de otimização e melhoria do relacionamento entre marca e cliente, assim como as soluções oferecidas pela TZ Systems. Nós somos referência em soluções tecnológicas para o turismo, criando possibilidades e facilidades para empresas e usuários. Para conhecer mais sobre os serviços prestados por nossa empresa, acesse nosso site e saiba mais!

DEIXE UMA RESPOSTA