Você conhece as atuais oportunidades para dialogar com o público no setor turístico? Confira neste post mais detalhes sobre esse assunto.

A internet, no momento, é a maior “conselheira” do brasileiro. É comum pesquisar no Google qualquer tema quando surge uma dúvida. O melhor é poder fazer isso de qualquer lugar, afinal, os celulares estão sempre por perto. Dados de 2017 do Google mostram que as pessoas olham para a tela do smartphone, mais ou menos, 183 vezes por dia. Um número bem alto não é mesmo?

A Era da Informação e da Assistência fez com que os celulares se tornassem os verdadeiros assistentes pessoais e, consequentemente, a expectativa dos clientes em relação às marcas e empresas fica cada vez mais alta.

Nessa realidade, se destaca quem consegue auxiliar as pessoas a tomarem as melhores decisões de consumo. Em especial, no ramo de turismo, um setor muito pesquisado e explorado na internet.

Etapas da compra de uma viagem 

Dividindo as “etapas” do processo de compra de uma viagem em: planejamento, compra e pós-compra é possível perceber as oportunidades para as marcas de turismo se conectarem com os consumidores. Porém, muitas se concentram apenas nas etapas da compra e do pós-compra. Então, nesse ponto, há grandes chances de venda para quem pretende falar na web sobre o planejamento de viagens. Hoje, esse espaço, é ocupado quase que exclusivamente pelos produtores de conteúdo independentes.

Existe uma grande oportunidade para as marcas do setor auxiliarem o público em todas as etapas de compra. É possível se conectar com viajantes desde o planejamento da viagem. Um importante detalhe a se pensar…

Produção de conteúdo

Nessa linha de raciocínio, descrevemos aqui algumas dicas de produção de conteúdo com foco em quem quer viajar:

Posts compartilháveis

Em tempo de redes sociais, as viagens se tornaram artigos de desejo. Então, facilite o trabalho com a utilização de emoção para se conectar com o público mais facilmente.

Pesquise tendências

Mantenha-se atualizado com os termos de pesquisa mais procurados no Google e YouTube. Use o Google Trends para descobrir que tipo de conteúdo está sendo buscado sobre viagens e gerar pautas a partir desse interesse.

Seja o mais completo possível

É essencial ser consistente ao produzir conteúdo sobre viagens, pois é o que motiva o público a retornar várias vezes ao seu veículo de comunicação.

Programação

Planeje um cronograma de atualização das posts, por exemplo, datas chaves para viagens, como feriados.

Personalização

Desenvolva elementos sempre presentes no conteúdo e vídeos, ícones que possam ser identificados pelos usuários ao visualizarem sua marca. Exemplo: vinhetas de introdução em vídeos.

Saiba ainda porque a tecnologia é aliada e não substituta da gestão de viagens:

DEIXE UMA RESPOSTA